Garantias de Crédito (Pessoal, Habitação, …)

Atualmente é totalmente natural e quase certo que o seu banco ou qualquer instituição financeira lhe irá pedir garantias de crédito na hora de tentar obter um empréstimo.

Estas garantias têm como objetivo proteger o dinheiro dessa instituição quando empresta dinheiro alguém, tendo assim algo tangível que possa ser como garantia.

Isto não acontece sempre, mas quando a quantia é avultada é quase uma certeza, isto devido ao risco de incumprimento também aumentar.

Garantias de Crédito

Garantias Intrínsecas

Estas garantias estão relacionadas com as próprias leis.

Você ao fazer um crédito esta a comprometer-se que irá devolver todo o dinheiro que lhe emprestaram mais os juros e comissões acordados, algo que muita gente pensa que não é assim.

Não é algo tangível, mas funciona quase como honra e orgulho, visto ter aceite dinheiro emprestado, logo é obrigado a cumprir com a sua parte do trato.

garantias-intrissecas

Garantias Acessórias

Como a sua palavra não vale milhares de euros e o banco ou outra instituição podem precisar de mais certezas quanto ao pagamento do crédito, surgem as garantias acessórias.

Elas são algo que você oferece como garantia de pagamento do empréstimo e caso falhe com o pagamento do mesmo, o credor passa a ser o dono dessa coisa.

Por exemplo, num crédito a habitação, o que costuma ser oferecido como garantia é a própria casa e caso você não pague o empréstimo, o banco passa a ser o dono dessa casa. Isto é chamado de hipoteca.

Alguns exemplos de garantias:

  • Garantias Pessoais: Hipoteca, Penhora, Livranças, Consignação do Rendimento;
  • Garantias Pessoais: Seguros de Crédito, Fianças ou Avais;

hipoteca-garantia-credito

Fianças

Este é outro tipo de garantia bastante usado, no qual você escolhe um fiador, que é essencialmente a pessoa a quem irá cair a responsabilidade caso você falhe com o pagamento do empréstimo.

Para ser fiador de alguém você deve ter uma grande certeza que essa pessoa irá pagar o seu empréstimo.

Como consequência podem ser lhe penhorados os bens ou mesmo os seus rendimentos caso ele não cumpra com o compromisso que fez com o credor.

Ficou com alguma dúvida sobre garantias de crédito?

Se sim então não hesite em nos contatar que nós iremos tentar ajudá-lo o mais rapidamente possível.

Garantias de Crédito (Pessoal, Habitação, …)
5 (100%) 1 vote
Post Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *