Formas de Poupar Dinheiro

Existe variadíssimas formas de poder poupar dinheiro, sendo que muitas delas nem são assim tão difíceis de fazer, bastando apenas pensar um pouco e também ter autocontrole (que é o que faz falta a maioria das vezes).

Vamos ver então uma pequena lista com algumas formas de poder poupar dinheiro e assim termos uma “almofada financeira” maior ao final de um tempo.

1) Evite a Utilização de Cartões

Antigamente a única forma de negociar e pagar algo era através de dinheiro vivo, pago na hora.

Os cartões não só vieram trazer a comodidade de poder comprar algo que não se tem o dinheiro á mão mas também acabaram por ser utilizados como forma de aumentar o consumismo.

Você ao simplesmente passar o cartão e inserir o código não vai ter aquele sentimento de perda como quando tem de tirar o dinheiro da carteira e entrega-lo a quem lhe esta a vender o objeto.

Pagando quase sempre com dinheiro fará com que pense mais vezes se realmente deve gastar esse dinheiro e fará com que acabe por gastar menos.

2) Ande Com Pouco Dinheiro

Esta é um complemento à anterior.

Após cortar no uso do cartão, se trouxer pouco dinheiro consigo irá ter um limite estabelecido a assim evitar comprar certas coisas que provavelmente nem lhe fazem falta.

Claro que se for mesmo preciso sempre pode pagar com o cartão ou até ir comprar depois, mas ao ter o hábito e mentalidade de gastar apenas o que tem na carteira irá fazer com que comece a fazer escolhas mais lógicas na hora das compras.

Leia Mais >  Poupe na Sua Beleza com Produtos Naturais

mealheiro

3) Não Ignore as Marcas Brancas

Isto acontece mais com uns do que outros.

Tem pessoas que simplesmente abominam as marcas brancas que não conhecem e vão logo diretos ás marcas.

Não estamos a dizer que uma marca branca vai ter sempre a mesma qualidade que uma marca de renome, porque muitas das vezes nem vai ter.

Apesar disso, considere na mesma a marca branca e mesmo que seja de qualidade inferior, veja se a diferença de preços não acaba por justificar na mesma a sua compra.

4) Tome o Pequeno Almoço em Casa (e Leve Lanche)

Definitivamente irá ter um pouco mais de trabalho a preparar o pequeno almoço e o lanche do que caso fosse ao café e tivesse tudo feito por si mas a poupança que poderia ter é quase absurda.

Não é preciso fazer muitas contas. Um bom exemplo que pode ter é comprar quanto lhe custa uma embalagem de 1 litro de leite com a meia de leite que toma todos os dias no café…

Facilmente vai se aperceber que está a gastar muito mais do que poderia estar a gastar.

5) Evite Luxos Desnecessários

As pessoas têm muito a mania de simplesmente gastar mais do que têm ou precisam e gostar de mostrar que vivem bem.

Um bom exemplo disso é quando compram um bom carro quando precisavam do dinheiro para outras coisas ou aquele carro irá ser usado apenas para viagens de 1 ou 2 km por dia (casa – trabalho).

É mesmo preciso um Porsche se é apenas isso que irá fazer todos os dias? Um carro mais económico não lhe iria servir bem?

Avalie as suas reais necessidades e compre apenas o que for necessário para as satisfazer,

Leia Mais >  Como Juntar Dinheiro Para Gastar Naquilo que Quiser

comprar-barato

6) Ponha o Seu Dinheiro numa Poupança

Os juros das poupanças podem até ser bastante baixos e parecer que não compensam, especialmente quando se tem pouco dinheiro, mas pense de forma diferente:

Se não vai utilizar nem precisar daquele dinheiro, porque não coloca-lo a render mais algum?

Irá ver que com alguma inteligência na escolha da sua poupança e tempo começará a ver alguns resultados e um dinheiro a mais nessa mesma conta.

[Dica Extra] Porque não fazer algum tipo de simpatia para prosperidade? Nunca se sabe se uma força divina não o poderá também ajudar neste campo.

7) Pondere Bem Quando For Fazer um Empréstimo

Não tem mal nenhum pedir um empréstimo, especialmente quando é para comprar ou pagar algo que precisa.

Apesar disso deve ter atenção ás condições do seu credito, se vai conseguir suportar as mensaldades, qual é a taxa de juro cobrada, se pode fazer um negocio melhor, etc

Procure sempre o credito mais barato visto que o dinheiro é todo o mesmo, apenas muda o que você vai dar de “comissão” a quem lhe está a emprestar o dinheiro.

No entanto, se precisar de fazer algum, recomendo que visite os próximos 3 artigos.

E então, o que achou destas formas de poupar dinheiro?

Claro que existem muitas mais mas as que deixamos aqui, caso as cumpra, irão fazer certamente uma diferença enorme no seu bolso e ao final do mês quando for olhar para a carteira.

Para responder à ultima pergunta, basta deixar a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler o artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *