O empréstimo universitário é uma forma de os estudantes obterem financiamento para pagar as despesas da faculdade.
É um tipo de crédito bancário como outro qualquer, só que tem algumas particularidades, como um possivel apoio por parte do governo.
Existem então 2 tipos de créditos universitários:
Conteúdos
Empréstimo Universitário Público
O empréstimo universitário público é um tipo de crédito com taxas de juro mais baixas, por vezes até chegam a 0%, pagando só as taxas administrativas.
Para isto acontecer, nas provas do ENEM, você tem que cumprir certos critérios, tais como, ter pelo menos 450 pontos na prova e ter algum ponto na redação.
Desta forma, apenas os melhores alunos têm direito a esta ajuda do governo, ajudando assim a incitivar os alunos a ter melhor desempenho e também a ajudar a diminuir e controlar o número de alunos com acesso a esse tipo de ajuda.
EMPRÉSTIMO UNIVERSITÁRIO Privado
Funciona da mesma forma que o empréstimo público em termos de financiamento e pagamento.
A única coisa que muda é as taxas de juro, as quais tendem a ser mais elevadas que os alunos que ficaram aprovados no FIES (ter direito á ajuda).
O aluno recorre a uma empresa que irá então financiar os custos da sua faculdade, através de um contrato.
Não só para licenciaturas, mas estas empresas normalmente tÊm planos também para bacharelatos, MBA’s, …
Tipos de Empresa que Fornecem um Empréstimo Estundantil
Essencialmente existem também dois tipos de entidades que normalmente providenciam este tipo de empréstimo (universitário):
Instituições Financeiras
No mercado atualmente há variadissimas empresas financeiras que ou têm algum produto financeiro especificamente para estudantes ou até empresas focadas totalmente neste setor.
Algumas delas são, por exemplo a PraValer ou a Instituto Educar;
As taxas de juro, quando existem, normalmente não passam dos 2%, mas muitas vezes acabam até por ter 0% ou uma taxa de juro mínima.
Bancos
Os bancos são também uma opção a ter em conta para um crédito estudantil.
A larga maioria dos principais bancos do Brasil já apresentam este tipo de produto aos seus clientes, sendo eles conta-correntes, empréstimos, cartão de crédito, …
Antes de decidir alguma coisa, faça as seguintes coisas:
- Fale com os responsáveis da escola para onde vai e pergunte se eles têm alguma parceria com algum banco. Muitas escolas tem e conseguem obter condições especiais para os seus alunos;
- Não tenha medo de ir a vários bancos ou de fazer simulações online e assim encontrar o crédito que mais lhe é apropriado.
- Planeie bem quanto dinheiro irá pedir emprestado e também em quantas vezes irá parcelar.
Se fizer todos estes passos, tenho a certeza então que irá obter o melhor crédito universitário possivel.
Veja mais artigos semelhantes:
Ficou com alguma dúvida sobre como pedir e escolher um crédito universitário?
Responda ás ultimas perguntas nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.
O único problema destes créditos é que os alunos ficam agarrados desde o inicio a um crédito que vão ter dificuldade em pagar.
É um investimento de futuro na sua educação.
Comprometem-se agora para ter uma boa educação de forma a conseguir depois um emprego mais bem pago.