Correção do FGTS [Tenho Direito? Vale a Pena?]

O FGTS que é um fundo que todos os meses o seu empregador terá de depositar numa conta para si, caso você tenha direito, sendo esse valor cerca de 8% do seu salário.

O dinheiro que lá está vai aumentando também com os juros que lhe são aplicados, sendo atualmente cerca de 3% mais a TR (ou Taxa Referencial).

Mas o problema é que a Caixa Econômica, responsável por administrar estas contas, desde 1999 até 2013 aplicava apenas a TR nas contas FGTS.

Isto fez com que durante muitos anos as pessoas tivessem a receber poucos juros nesse dinheiro, considerando que ele devia seguir o mesmo valor da inflação, o que não seguia.

Teve por vezes que a TR estava situada nos 1,3% e a inflação daquele ano foi de 4%… Você já consegue perceber que a diferença ainda é considerável.

E por causa disso, com as reclamações feitas surgiu um Decreto de Lei que as pessoas têm direito de pedir uma correção do seu FGTS mesmo que já tenham levantado, contra a Caixa Económica.

Atenção que é contra a Caixa e não contra o seu antigo empregador, por isso não tem que se preocupar quanto a isso.

Mas com isso surgiram várias questões nas pessoas, sendo elas respondidas já de seguida.

fgts-revisao

Quem Pode Pedir Correção do FGTS

Essencialmente, todas as pessoas que estiveram empregadas entre 1999 e 2013 e que estivessem a receber FGTS têm direito a pedir correção.

Isto acontece porque acabaram em algum momento sendo penalizadas pela Caixa.

Vale a Pena Pedir Correção do FGTS

Apesar de ter saído um Decreto de Lei, não quer dizer que você irá receber de imediato o seu dinheiro caso peça a correção.

Como falamos, a ação é contra a Caixa Federal (que pertence ao Estado) e por isso todo o processo é mais lento e de forma a não danificar a saúde do próprio banco.

Caso siga em frente e tente pedir essa correção, o que sugerimos é que contrate um advogado que apenas seja pago quando ganhar a ação judicial.

Isto porque, primeiro não é certo que você ganhe, depois porque esteja preparado para ter que esperar alguns anos talvez para ser chamado a tribunal e tentar realmente obter o seu dinheiro.

fgts-inflacao-quanto-posso-ganhar

Mas Quanto Posso Ganhar?

Esta pergunta não é fácil de ser respondida, visto que cada pessoa tem o seu valor, visto que o valor depende do seu salário e do tempo que esteve empregado e a receber o FGTS.

Os especialistas apontam que em alguns casos, você pode ganhar até 80% do valor que recebeu de FGTS nesses anos.

Pode ver aqui na imagem abaixo uma simulação feita e ver quando um individuo destes teria para receber.

E então, já ficou um pouco mais esclarecido sobre quem pode pedir correção do FGTS e se vale a pena?

Responda às ultimas pergunta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

Correção do FGTS [Tenho Direito? Vale a Pena?]
5 (100%) 1 vote
Post Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *