Como Preencher um Cheque sem Problemas

Apesar dos cheques serem cada vez menos usados por causa do avanço da tecnologia e criação de outros métodos de pagamento, continua a ser bastante importante saber como preencher um cheque corretamente caso algum dia precise.

Existem diversos tipos, cada um com alguma regra ou aplicação um pouco diferente mas aqui vamos lhe explicar o convencional, sendo que o preenchimento é praticamente igual em todos eles, o que muda são as regras.

Vale lembrar que as indicações que serão dadas no artigo abaixo servem tanto para quem está a usar como método de pagamento como também para a pessoa que o está a receber.

Se mal preenchido pode acontecer de ele voltar para trás e você não vê o dinheiro a entrar ou a outra pessoa não consegue o produto/serviço que desejava.

Feita a introdução, vamos lá ver então como fazer isto.

Como Preencher um Cheque

Veja abaixo o exemplo de um cheque:

como-preencher-cheque

1) No topo onde é para meter a quantia por números (normalmente até tem lá um R$) escreva o valor e como forma de segurança, coloque um # antes e depois do número.

Isto fará com que ninguém consiga alterar o que você colocou lá.

2) Logo abaixo deverá encontrar um campo que diz algo como “Pague por este cheque a quantia de”, onde no qual tem de escrever por extenso o valor.

Atenção que se os valores forem diferentes, o que vai contar é o extenso, por isso, se aquela pessoa escreveu nos números 5500 e depois por extenso apenas “cinco mil reais” você só vai receber esses cinco mil.

Outra vez, como forma de segurança, coloque o valor entre parênteses e depois coloque uma linha assim ———— no espaço que sobrou nesse campo.

3) A seguir irá estar o “a” no qual é para ser preenchido com o nome da pessoa ou empresa à qual está a pagar.

Não é algo obrigatório de se fazer se o valor for até R$ 100, mas funciona como segurança para si e para outra pessoa que mais ninguém irá conseguir descontar ou depositar aquele cheque.

Lembre-se de fazer a linha no restante espaço como explicamos acima.

4) No campo da data, deverá primeiro escrever o local onde está a passar o cheque e depois a data, ficando assim com este aspeto

Rio de Janeiro, 5 de Março de 2020

Vale lembrar que se colocar a data para daqui a uns dias ou semanas essa pessoa poderá na mesma ir levantar o valor antes. Conta a partir do momento em que você lhe entregou o mesmo.

A data apenas serve para termos de prescrição, por isso tenha certeza de ter fundos na sua conta logo após ter pago desta forma, porque mesmo que tenha sido combinado para descontar depois, a pessoa pode não cumprir e tem poder para isso.

5) A sua assinatura deve ser escrita de forma legível e igual (ou pelo menos muito parecida) com aquela que tiver no seu RG e registada no seu banco para que o cheque possa ser aprovado.

cheque

Veja mais artigos semelhantes:

DICA

Atenção que um cheque, não sendo administrativo, poderá sempre ser devolvido e você não receber, quer seja por estar mal preenchido como também por não ter fundos, sendo esta a causa mais comum.

É sempre preferencial fazer uma transferência bancária, quer seja ela um TED ou DOC. Se isso não for opção, então não entregue o produto ou serviço até que o dinheiro caia na sua conta ou você vá descontá-lo.

E então, já ficou a saber como preencher um cheque corretamente e sem problemas?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

Como Preencher um Cheque sem Problemas
5 (100%) 1 vote
Post Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *