Cheque Nominal [Como Preencher e Endossar, Pode se Depositado, …]

O cheque nominal foi criado como forma de ter mais um pouco de segurança na hora de fazer uma transação usando este método.

Se ainda não sabe o que é, a única coisa que o define é o fato de ele ter o nome da pessoa ou empresa para o qual é destinado. Sendo assim, apenas a pessoa que tem escrito o seu nome no cheque poderá sacar ou depositar o dinheiro, mediante a apresentação do seu RG.

Apesar da Federação dos Bancos do Brasil dizer que todos os cheques com um valor superior a R$ 100 terão de ser nominais, o mesmo não acontece e a maioria dos bancos aceita valores maiores na mesma.

A importância de fazer esta prática é praticamente apenas uma mas que é bastante importante.

Se ele não tivesse o nome, queria dizer que qualquer um podia ir sacar o dinheiro do mesmo. Caso o documento acaba-se por ser roubado ou perdido (algo que acontece) a outra pessoa podia ir numa caixa ou balcão e levantar sem qualquer problema.

Atenção, que o nome deve ser escrito por completo, com todos os “de” ou semelhantes…

E sim, ele pode ser depositado à vontade e sem problema algum, como já mencionamos, apenas tem que ser você a pessoa e se acompanhar do seu RG.

cheque-nominal-como-endossar

Como Endossar Cheque Nominal

Apesar de ser uma verdade o que dissemos anteriormente, existe uma maneira de outra pessoa ir sacar ou depositar o cheque apesar de ele não ter ficado no seu nome.

A este processo chama-se endossar.

Ele é feito de uma maneira muito simples… No verso do papel, você deve assinar o seu nome, devendo também colocar outros dados como o seu endereço e número de telefone (caso seja preciso verificação posterior ou ele não tenha fundos).

Assim você passa a dizer que se responsabiliza que aquele valor possa ser levantado por aquela pessoa e que garante ter fundos para que ele não volte para trás.

Funciona como se fosse você a preencher um cheque essencialmente.

Esta é uma prática que estranhamente é até bem comum e que muitas vezes acontece porque você não quer que o dinheiro caia na sua conta por algum motivo…

Veja mais artigos semelhantes:

E então, já ficou a saber como preencher um cheque nominal, como endossar, se pode ser depositado, etc…?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

Cheque Nominal [Como Preencher e Endossar, Pode se Depositado, …]
5 (100%) 1 vote
Post Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *