Cheque Cruzado [O Que é, Como Preencher, …]

Existem muitas pessoas que não sabem o que é cheque cruzado ou então que possuem diversas outras dúvidas, desde como preencher, se podem sacar, o porquê de o fazer, etc…

E é por esse motivo que estamos a escrever este artigo, de forma a esclarecer qualquer dúvida que possa ter.

Isto surgiu porque este tipo de pagamento é um pouco incerto e inseguro e logo pelo fato de não ser diretamente dinheiro já acrescenta alguns riscos adicionais, tanto para quem está a receber o valor através dele mas também para quem o esta a usar para pagar.

E esta foi uma das formas criadas para tentar diminuir alguns desses riscos como poderá ver já de seguida.

Cheque Cruzado – O Que é?

O cheque cruzado é exatamente o mesmo que você sempre viu e conheceu, o mesmo pedaço de papel, a única coisa que muda é a forma como ele é preenchido.

Ele chama-se cruzado porque para você o fazer, terá de traçar duas linhas cruzadas, de forma paralela na folha, normalmente é feito num dos cantos do documento.

Poderá ver um exemplo abaixo:

cheque-cruzado-como-preencher

Isto fará com que a pessoa não possa sacar o dinheiro por uma caixa eletrônica e tenha de ir diretamente no balcão e depositar numa conta-corrente, dando assim um pouco mais de segurança.

O caso que poderia acontecer e fazer isto possa evitar ou dificultar é no caso de roubo ou perda do mesmo por parte da pessoa que o recebeu. Assim você ganha algum tempo para anular esse pagamento antes que ele seja processado.

Cheque Cruzado Nominal

Este é feito de forma igual, com os traços mas aqui você escreve o nome da pessoa ou empresa para a qual estará a fazer o pagamento.

Assim não só a pessoa é obrigada a ir num balcão e depositar numa conta-corrente como também terá de ter a documentação para confirmar que ela é a pessoa ou representa a empresa mencionada no documento.

Cheque Cruzado em Preto

Aqui não é colocado o nome da pessoa (ou pode até ser) mas sim a carateristica principal é você escrever o nome do banco entre as linhas que traçou.

Apesar de dar mais segurança, achamos desnecessário visto isto obrigar a que a pessoa tenha de ter uma conta-corrente naquele banco sem qualquer necessidade.

cheque-cruzado-o-que-e

Desvantagens em Usar Este Método

Apesar de lhe dar mais segurança a si como pessoa que está a pagar essencialmente, também irá fazer com que a outra pessoa não possa sacar o dinheiro de imediato.

Se ela não desejar fazê-lo não tem grande problema mas se isso fosse uma necessidade, então não seria possível, visto que ela teria de esperar até o dinheiro cair na sua conta-corrente para que depois pudesse sacá-lo ou transferi-lo para outro lado.

Veja mais artigos semelhantes:

E então, já ficou a saber mais sobre cheque cruzado, o que é, como preencher, vantagens e desvantagens, etc…?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

Cheque Cruzado [O Que é, Como Preencher, …]
5 (100%) 1 vote
Post Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *