Cheque Administrativo [O Que é, Como Funciona, …]

Provavelmente você sabe muito bem o que é um cheque convencional, daqueles que você preenche o valor, o seu nome, data, etc… e dá para quem você quer pagar algo não é mesmo!?

Mas você sabe o que é um cheque administrativo? Não é bem igual a esse primeiro tipo de cheque como poderá já ver de seguida.

Ele foi criado pelo Banco Central como forma de diminuir a taxa de cheques sem fundo, um problema que se foi agravando bastante com a crise e que fez com que este tipo de pagamento começasse a desaparecer cada vez mais visto quem os recebia terem medo que isso mesmo acontecesse.

Algo que é totalmente evitado desta forma, como poderá já perceber.

O Que é Cheque Administrativo?

Ele funciona como uma obrigação de pagamento que você estará a fazer com a outra pessoa para a qual estará a entrega-lo como meio de pagamento.

A diferença entre este e o convencional é que não é você que o preenche mas sim o banco.

Você terá que se deslocar a uma agência e falar com um gestor de conta normalmente, para que ele lhe emita um destes cheques, o qual será cobrado (você tem que comprar).

Ao contrário de um convencional onde o dinheiro só sai da sua conta quando a outra pessoa o tenta levantar ou efetivar a transferência, neste o seu dinheiro é logo retirado da conta, sendo que o banco se responsabiliza desta forma que ele irá ser pago.

Assim quem o receba vai ter muito mais segurança que ele terá cobertura, até porque é impossível ele não ter visto o dinheiro ter sido colocado de parte.

No entanto tenha atenção, porque existem falsos a circular como as notas. Por isso, tenha sempre algum cuidado na mesma, mais vale prevenir.

cheque-administrativo

Dá Para Comprar em Qualquer Banco?

É recomendado que o faça no seu banco porque assim tudo é feito de forma digital e você nem tem que chegar a deslocar nenhum dinheiro, mas se quiser mesmo, sim é possível, mas apenas em alguns.

Para adquirir esse tipo de cheque é necessário ter em mão todos os dados do beneficiário, tais como:

  • Número da agência
  • Número da conta-corrente
  • Nome do banco
  • Nome completo
  • Valor da transação

Certos bancos podem se recusar a lhe vender se não for correntista do mesmo. Os que aceitam, você tem que levar o dinheiro consigo para que eles o “guardem” como garantia de pagamento.

Tenha atenção para nunca perder o recibo que o banco lhe deu por ter feito este tipo de proteção, para sua proteção caso haja algum tipo de complicação.

cheque-admistrativo-o-que-e

Taxas e Custo

O custo do cheque administrativo irá variar de banco para banco.

Normalmente o valor cobrado varia entre os 20 a 30 reais, sendo que alguns poderão cobrar mais, por esse motivo é importante que se informe do seu custo caso deseje utilizar este meio de pagamento.

Ele é usado mais para valores mais altos, como na compra de uma casa ou carro, desta forma dando segurança ao comprador e também rentabilizando o próprio custo da operação.

No entanto, é algo que tem caído cada vez mais em desuso com o Doc ou Ted (transferências bancárias).

Veja mais artigos semelhantes:

Dá Para Endossar?

Sim, dá sem problema nenhum na grande maioria dos casos.

E então, já ficou a saber o que é cheque administrativo, como funciona, se dá para endossar, etc…?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

Cheque Administrativo [O Que é, Como Funciona, …]
5 (100%) 1 vote
Post Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *